ptenes

Índice de Artigos

Estão abertas as inscrições para a seleção de alunos/as ao Programa de Pós-Graduação em Patologia, níveis Mestrado e Doutorado, no período de 03/11/2022 a 18/11/2022.

 1. Objetivo do Programa

Formar profissionais de todas as áreas de conhecimento com qualificação para docência, pesquisa e serviços nas áreas de concentração: 1) Patologia Humana e Forense; 2) Patologia Experimental e Ambiental.

 2. Níveis e número de vagas

Serão ofertadas 13 (treze) vagas, sendo 8 (oito) em nível de Mestrado e 5 (cinco) em nível de Doutorado stricto sensu.

 3. Perfil dos Alunos para Mestrado e Doutorado

Poderão se inscrever nesta seleção profissionais de nível superior em qualquer área do conhecimento. O/A candidato/a deve preencher a ficha de inscrição e apresentar a documentação solicitada.

 4. Requisitos Básicos para Admissão do Candidato de Mestrado e Doutorado

A matrícula no Programa de Pós-Graduação em Patologia implica em disponibilidade para dedicação ao curso e concordância com os termos para matrícula e obtenção do título de Mestre ou Doutor contidos no regimento do programa, disponível no site: https://ppg.patologia.unifesp.br e o regimento interno da Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Resolução Nº 204/2021/CONSELHO UNIVERSITÁRIO). Os/As classificados/as no exame de seleção serão admitidos/as em função do número de vagas determinado neste edital.

 5. Orientadores/as, linhas de pesquisa e vagas disponíveis:

5.1. Profa. Dra. Andréa Cristina de Moraes Malinverni – 2 (duas) vagas de Mestrado e 2 (duas) vagas de Doutorado. Linhas de pesquisa: Patologia molecular investigativa em neoplasias, abortos espontâneos, doença trofoblástica gestacional, doenças genéticas e ambientais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1528799723644407

5.2. Prof. Dr. Bruno Fiorelini Pereira – 1 (uma) vaga de mestrado. Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento de marcadores moleculares do desenvolvimento de espécies anuais de peixes; Desenvolvimento de primers; Sequenciamento de última geração e PCR em tempo real.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7576513512268341

5.3. Profa. Dra. Edna Sadayo Miazato Iwamura – 1 (uma) vaga de Mestrado e 2 (duas) vagas de Doutorado. Linha de Pesquisa: Polimorfismos genéticos na população brasileira; Bioética; Identificação Humana por análise de DNA em material biológico em diferentes estágios de preservação; Genética Forense; Identificação Humana; Genética Forense; Patologia Forense; Patologia Molecular e Polimorfismos Genéticos.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7497785333422804

5.4. Prof. Dr. Luís Otávio Carvalho de Moraes - 2 (duas) vagas de Mestrado e 1 (uma) vaga de Doutorado Linhas de Pesquisa: A morfogênese das articulações sinovais em fetos humanos; aspectos moleculares, clínicos e cirúrgicos da articulação temporomandibular; estudos morfométricos de crânios brasileiros; estudo de variações anatômicas em cadáveres.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7747359909070786

5.5. Profa. Dra. Paula Midori Castelo – 1 (uma) vaga de Mestrado Linhas de pesquisa: fisiologia oral clínica; marcadores salivares nos processos saúde-doença; qualidade de vida relacionada à saúde; estatística aplicada; ética em pesquisa.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4525318283387445

5.6. Profa. Dra. Rita Sinigaglia – 1 (uma) vaga de Mestrado.

Linhas de pesquisa: Mecanismos de degeneração e regeneração celular: estudo dos aspectos morfológicos, bioquímicos e moleculares dos mecanismos subjacentes à degeneração celular induzida por processos patológicos, envelhecimento e agentes diversos, bem como os fatores que favorecem a regeneração celular e tecidual, com ênfase no desenvolvimento de estratégias terapêuticas voltadas para o sistema nervoso; Papel das vesículas extracelulares nas patologias humanas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2430198418696777

 6. Período para inscrição e documentos necessários para o ato da inscrição

O período de inscrição é de 03/11/2022 a 18/11/2022.

A inscrição deverá ser realizada exclusivamente por correio eletrônico (e-mail), consideradas as

inscrições com data de envio de todos os documentos necessários até o dia 18/11/2022 (sexta-feira) às 17:00h. Enviar por e-mail os seguintes documentos:

a) Diploma/Certificado de Graduação, CPF e RG (cópia simples);

b) Currículo Lattes atualizado;

c) Requerimento de inscrição dirigido à Coordenadora do Programa (Anexo 1 deste edital);

d) Documento constando o tema da dissertação ou tese e resumo de 5 (cinco) linhas sobre o tema, indicando o nome do/a orientador/a.

Mais informações: https://ppg.patologia.unifesp.br ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (A/C da Coordenadora do Programa Profa Dra Rita Sinigaglia).

Obs.: A apresentação dos documentos originais e cópias de documentos pessoais deverá ser

realizada posteriormente.

 7. Cronograma

03/11/2022 a 18/11/2022: Recebimento de inscrições por correio eletrônico (email)

21 e 22/11/2022: Entrevista com os/as candidatos/as pela plataforma Google Meet (agendamento será enviado por e-mail previamente).

Até 23/11/2022: Resultado final (comunicado por e-mail e divulgado no site: https://ppg.patologia.unifesp.br/

 8. Critérios para seleção e classificação dos/as candidatos/as

Para o processo seletivo serão consideradas 2 (duas) etapas a saber:

Etapa 1: análise de currículo Lattes; o/a candidato/a será pontuado de acordo com o Quadro 1

(Anexo 2).

Etapa 2: entrevista realizada de forma remota pela plataforma Google Meet – o/a candidato/a será pontuado/a de acordo com o Quadro 2 (Anexo 2).

Nota final: a Nota Final (NF) será calculada conforme abaixo:

NF = (Sc × 6)/c + (Se × 4)/e

Sc = Somatório do currículo; Se = Somatório na entrevista; c = Maior nota obtida no currículo; e = Maior nota obtida na entrevista.

 9. Da atribuição de bolsas de estudos

As bolsas são fornecidas pelas agências de fomento do Governo Brasileiro (CAPES/CNPq/FAPESP) e a concessão das mesmas dependerá da disponibilidade e da aplicação dos critérios de concessão das respectivas agências e do Programa de Pós-Graduação em Patologia, como nota classificatória obtida no exame de ingresso. A atribuição da bolsa implica em compromisso de dedicação ao curso de pós-graduação.

Atendendo ao disposto na Portaria PROPGPQ N. 3197/2021, o qual dispõe sobre ações afirmativas na Pós-Graduação para pessoas negras, quilombolas, indígenas e com deficiência, as bolsas serão alternadas entre os ingressantes de ampla concorrência e os ingressantes por cotas. Para os ingressantes por cotas, deve-se apresentar, no momento da inscrição, os documentos listados abaixo conforme situação prevista em resolução:

I- Os(as) candidatos(as) que se autodeclarar(em) negros(as) deverão fazê-lo no formulário de inscrição do processo seletivo e uma banca de heteroidentificação, instituída na Universidade, fará a verificação da autodeclaração.

II- Os(as) candidatos(as) indígenas deverão apresentar cópia do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou declaração da FUNAI ou declaração de liderança do grupo ao qual

pertence.

III- Os(as) candidatos(as) quilombolas deverão apresentar declaração de liderança da comunidade à qual pertencem.

IV- Os(as) candidatos(as) com deficiência deverá(ão) apresentar documentação comprobatória,

que será analisada por banca instituída na Universidade de acordo com critérios para enquadramento de pessoas com deficiência previstos no Estatuto da Pessoa com deficiência.

A fim de implementar a política de ações afirmativas no PPGCF, prevista na Portaria PROPGPQ N.

3197/2021, a distribuição das bolsas seguirá duas listas de classificação (uma de ingressantes por

ampla concorrência e outra por cotas), iniciando-se a distribuição de bolsas pela lista por cotas. Na hipótese de não haver candidatos(as) aprovado(a)s negro(a)s, quilombolas, indígenas e com

deficiência para a primeira bolsa disponível, esta será revertida para ampla concorrência.

 10. Dos resultados e recurso

Terminado o processo seletivo, o resultado será divulgado no site do PPG Patologia em até 24

horas (https://ppg.patologia.unifesp.br/).

Os/As candidatos/as terão direito a recurso. Sendo assim, o/a candidato/a deverá enviar carta

fundamentada por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) à coordenação do programa em até 48 horas após a divulgação dos resultados.

 11. Disposições Finais

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Ensino do PPG Patologia da UNIFESP e

respeitando as normativas vigentes.